Infelizmente a depressão não é tratada com a devida importância, raramente é mencionada pela mídia, com exceção de quando pessoas públicas são vítimas da doença. Entre eles os mais recentes seriam o ator Robin Williams e recentemente o apresentador Ricardo Boechat.
O repórter André Trigueiro, que admiro muito o trabalho. Frequentemente faz divulgação de matérias sobre o assunto, e enfatiza que a depressão deveria ser tratada com maior seriedade. O André Trigueiro também é espírita e tem o conhecimento do momento que atravessamos.
No caso do Boechat, é uma oportunidade para refletirmos sobre a intensidade que vivemos, e fazer uma avaliação de quando devemos dosar as nossas atividades e responsabilidades.
O apresentador foi vítima de um “surto depressivo agudo”, que segundo os médicos que realizaram o diagnóstico, mencionaram que ele fez mais coisas que deveria fazer, em menos tempo do que seria razoável, e ele foi além do limite que o corpo permitia.
Cada vez somos mais exigidos, e infelizmente cada vez nos cobramos mais. Isso é um agravante, e particularmente algum tempo atrás comecei a fazer uma “check list” pela manhã das minhas tarefas profissionais e tarefas particulares. Durante o dia, tento eliminar todas as minhas pendências e se não conseguir, me planejo para o dia seguinte.
Também comecei a tentar assimilar que estou muito longe de conseguir consertar tudo que acho não está certo (se é que não está certo...). Geralmente na sexta-feira, tento não preencher a lista rsrsrs, e no final de semana tento fazer uma pausa na solução de problemas.
Logicamente, existem problemas que não podem ser deixados para resolver na segunda-feira. Mas se houver a mínima chance, por que não ? Segunda a gente vê ...