quarta-feira, 26 de março de 2014

Filme: Antes de partir

Em uma palestra que assisti na empresa em que trabalho, já havia tido boas referências sobre o filme “Antes de Partir” estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman nos papéis principais. A história do filme tem como base duas pessoas que não se conheciam, de níveis sociais diferentes que se encontram em uma mesma situação. Os personagens estão com uma doença terminal e ao se encontrarem na mesma enfermaria, começam uma amizade onde listam as principais coisas que ainda gostariam de fazer.

Achei muito interessante a parte do filme que os atores comentam sobre o que os egípcios antigos pensam sobre a morte. Eles fazem apenas dois questionamentos:

Você encontrou alegria na sua vida?

Você trouxe alegria para as outras pessoas?

Essas indagações são muito importantes, a meu ver essa “alegria” comentada nos questionamentos acima tem vários significados e cabe a cada um de nós pensarmos...

Apesar do tema do filme, o desenrolar do mesmo ocorre de uma maneira onde colocaram muitos diálogos engraçados. Um deles é quando o Jack fala com o seu assistente que ao envelhecer devemos dar muito valor a três coisas: Proximidade do banheiro, Valorizar qualquer ereção e nunca confiar num pum rsrs. Outro ponto engraçado é quando o Morgan explica ao Jack da forma que é feito o café mais caro do mundo  (Kopi Luwak) que é consumido diariamente pelo Jack.

Kopi Luwak  ou Café Civeta é um café produzido com grãos de café extraídos das fezes do civeta. Este processo de coleta de grãos em fezes de civeta acontece na Indonésia e nas Filipinas (onde o produto é chamado de Kape Alamid).
No Vietnã existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas. No Brasil, existe ainda um café colhido das fezes do Jacu [ave originária da América do Sul.
O civeta seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.
 Kopi é uma palavra indonésia para "café", enquanto luwak é o nome local da civeta. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço (cerca de mil dólares o quilo do grão), sendo considerado o mais caro café do mundo. É vendido principalmente para o Japão, na Europa e nos Estados Unidos. Uma xícara de café preparado com Kopi Luwak pode custar 50 libras esterlinas no Reino Unido.

 Seu sabor é descrito como "uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns".



Nenhum comentário:

Postar um comentário