A necessidade de se manter sempre conectado ao trabalho e responder imediatamente às mensagens de colegas, clientes e chefes — seja por e-mail ou mensagens instantâneas — pode levar à perda da produtividade ou mesmo a problemas de saúde. É a telepressão, termo cunhado por pesquisadores nos últimos anos, que foi mencionado pelas professoras do Departamento de Psicologia da Universidade do Norte de Illinois (EUA), Larissa Barber e Alecia Santuzzi, em entrevista publicada no “The Wall Street Journal”.
“As pessoas têm problemas de deixar as mensagens sem respostas”, afirma Larissa ao Journal, cujo trabalho vincula esta preocupação com a comunicação no meio corporativo.
As pesquisadoras desenvolveram um modelo para medir a telepressão sentida por profissionais, a partir de seis afirmações que devem ser avaliadas entre “concordo muito” ou “discordo muito” ao completar a frase “quando uso tecnologias de mensagens e e-mails para fins de trabalho...”. De acordo com as pesquisadoras, profissionais que responderem que “concordam” ou “concordam muito” com algum desses itens sentem altos níveis de telepressão. Confira os itens avaliados:
— Acho difícil me concentrar em outras coisas quando recebo uma mensagem de alguém.
— Só consigo me concentrar melhor em outras tarefas depois que respondo minhas mensagens.
— Não consigo parar de pensar nas mensagens até respondê-las.
— Sinto uma necessidade forte de responder os outros imediatamente.
— Tenho o impulso de responder os outros no momento em que recebo um pedido de alguém.
— É difícil para mim resistir à vontade de responder uma mensagem imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário