"Que as melhores festas aconteçam dentro de nós."
Feliz Ano Novo.
O objetivo do site é compartilhar, discutir e trocar experiências sobre o comportamento humano e notícias.
"Cada boa ação que você pratica, é uma luz que você acende em torno de seus próprios passos."
(Emmanuel)
Apesar da crise, das dificuldades que o nosso posso passa, graças a Deus o Natal está aí para dar uma carga positiva na galera.
Como fico feliz de ver as ruas enfeitadas.
Vamos iluminar a Vida.
O real aprendizado.
Você já se perguntou sobre o tema “aprendizado”, e o que significa aprender?
Olhando para a nossa vida nestes tempos de tanta neblina sinto que estamos equivocados na questão do ensinar e aprender. Isso me levou a me questionar de onde precisamos viver para nos desenvolvermos de maneira mais inteligente e amorosa.
Imaginem se orfanatos fossem construídos ao lado de asilos. Aquelas crianças que nasceram desprovidos de pais poderiam ser criadas por homens e mulheres que já viveram o bastante para aprender o que verdadeiramente vale a pena na vida. Estes professores da vida já passaram por muitas experiências e naturalmente poderiam compartilhar seus ensinamentos para os jovens que estão chegando ao mundo desprovidos de alguém que possa orientá-los.
Quem iria aprender nesta circunstância? Os dois, idosos e jovens, pois quando ensinamos aprendemos sobre nós, e quem doa esta na verdade recebendo. No caso de um idoso teria a possibilidade de viver o seu inverno com dignidade, amor, e sua importância sendo reconhecida, assim mantendo até o final o senso de utilidade.
Os jovens desde cedo iriam aprender sobre o amor incondicional, e levariam por toda a vida o ensinamento de que o amor pode existir aonde não existia esperança. O sentimento de abandono e rejeição daria lugar gratidão e acolhimento.
Imaginei que se os presídios fossem construídos ao lado de hospitais teríamos grandes aprendizados. Aqueles que cumprem pena por não terem conseguido viver na sociedade teriam uma nova chance, cuidando de quem luta para viver. Quem não deu o verdadeiro valor à vida, poderia se redimir diante daquele que agarra a sua esperança em um pedaço de madeira flutuando no meio de um oceano qualquer.
Sendo assim ambos estariam se ajudando e aprendendo mutuamente. Uns aprendendo o verdadeiro valor da vida, percebendo como é lutar para se manter vivo. Com certeza seria muito mais difícil um ser como este apontar uma arma para algum semelhante depois desta experiência.
Os doentes teriam a oportunidade de renovarem a esperança de que é possível reconstruir o que se acredita ser impossível, pois vejo que muitos que estão acometidos por doenças graves, em algum tempo de sua história desistiram de algo fundamental para viver, e se deixaram contaminar pela amargura causada pelo distanciamento do seu propósito.
Onde as escolas deveriam ser construídas? Fiquei pensando e me veio a ideia de que deveriam estar no meio da natureza, pois o maior professor que podemos ter é o nosso planeta. Já esta tudo pronto para observarmos e usufruirmos. Nada pode ser mais perfeito que a obra da engenharia cósmica. Imaginem as nossas crianças aprendendo a plantar e colher, assim entendendo os ciclos da vida. Isso daria a elas a noção do valor da alimentação como algo sagrado, pois desenvolveria nelas a responsabilidade de criar um mundo onde todos deveriam ter a mesma possibilidade. A possibilidade de poder se alimentar adequadamente. Este aprendizado se traduz na noção mais elevada de direito e justiça. Sendo assim cresceriam com os verdadeiros valores espirituais e comprometidas a aplacar a fome em nosso planeta.
Desta forma a natureza seria preservada, pois cada jovem depois na sua vida adulta jamais iria trabalhar para uma corporação que poluísse, agredisse ou desmatasse o meio ambiente, pois ele já compreendeu de onde vem o que sustenta a vida no planeta.
O planeta assim ficaria agradecido por entender que reconhecemos o que significa estar vivo aqui. Isso nos daria o senso de responsabilidade que devemos ter sobre o nosso corpo. Aquele que não respeita o seu próprio corpo nunca vai entender a importância de preservamos nossa casa.
Por isso não creio que vamos mudar o mundo por decretos e leis. Pois a restrição não educa, apenas represa e retarda o caos.
Não podemos continuar a viver de forma tão egoísta e pouco inteligente. A falta de generosidade gera miséria, a falta de inteligência gera violência. Estamos vivendo em um tempo bárbaro de violência e miséria em todos os níveis.
Estes três exemplos que citei trazem algo em comum. Que tudo que se desenvolve de maneira sustentável gera um grande equilíbrio, pois o beneficio é para todos. Desenvolvimentos de uns em detrimento de muitos gera uma vida fora de equilíbrio. O conceito de competição precisa dar lugar ao conceito de cooperação. Deveríamos estar comprometidos em desautorizar aqueles que pregam que para vencermos precisamos ganhar de alguém. Para vencermos precisamos cooperar com alguém. A única competição que existe é conosco, pois temos que procurar fazer mais e melhor. A minha visão pessoal me mostra que hoje o esporte da maneira que é manipulado é uma ferramenta negativa de controle, pois ensina e programa a mente de nossas crianças que precisamos derrotar o outro.
Sabe aonde você poderia construir sua casa? Olhe para o mundo e sinta aonde existem pessoas que precisam das suas habilidades, pois elas estão ligadas as suas qualidades. Foram as suas qualidades que te trouxeram para este planeta e não os seus defeitos como costumam dizer. Quero aqui desconstruir a falsa ideia de que viemos para este lugar para sofrer. Sofremos porque resistimos em aprender, nada além disso.
A Terra não é um lugar de penitência como pregam algumas religiões, e sim um lugar de oportunidade de desenvolvimento, onde toda esta natureza que sustenta a vida se conecta com a nossa natureza interna para nos ajudar a aprendermos sobre nós.
As pessoas que precisam das suas qualidades podem estar em algum lugar te esperando acordar. Isso pode estar acontecendo há muito tempo, e são elas que têm algo muito precioso para te entregar em retribuição.
Sabe o que é? A oportunidade de se redimir das suas questões ainda obscuras na sua consciência e que tanto tem sido buscada em sua existência, pois ao doar as suas qualidades a quem precisa você entrará em contato com uma revelação suprema. O entendimento de que somos um e finalmente decretaremos o fim da separação. Esta revelação não será compreendida de forma racional nem acadêmica, mas sim vivendo e experimentando.
Nascemos em um mundo de separação com o desafio de integrar tudo.
Desta forma a sabedoria da vida nos da pistas sobre onde morar, pois ela promove o encontro das pessoas que precisamos nos conectar.
Eu sei que a maioria anda sem esperança na humanidade, pois muitos de nós tem optado por focar nas nossas limitações se esquecendo de que o aprendizado verdadeiro esta conectado ao reconhecimento das nossas qualidades. Nosso equivoco é olhar o mundo ao contrário julgando que as distorções das nossas qualidades sejam uma característica definitiva. Este pensamento distorcido só ajuda a ancorar mais uma falsa crença.
Neste mundo existem os que estão aprendendo, os que estão reaprendendo e os que vieram aprender a ensinar. Olhando por este prisma todos nós nos igualamos, pois somos todos aprendizes. O mais interessante neste processo é que somos todos professores de nós mesmos e o bom professor não julga, e sim avalia. O bom aluno não resiste apenas aceita. Avaliar e aceitar é mais amoroso que julgamento e reatividade.
Para mim o real aprendizado é reconhecer dentro de nós as nossas verdadeiras qualidades, pois elas irão nos levar a moradas onde possamos entender sobre o que podemos criar.
Somente as nossas criações amorosas e conscientes vão ajudar a curar a nós e a humanidade.
Beto Pandiani.
"Não nos esqueçamos de que milhares de quilômetros de treva, no seio da noite, não conseguem apagar alguns milímetros de chama brilhante de uma vela, contudo, basta um leve sopro de vento para extingui-la."
Emmanuel
Gostei muito dessa reflexão do André Trigueiro de hoje.
Quando o rio se agita e o sedimento se espalha, a água fica turva. Perde-se a visibilidade. Sobrevém a incerteza.
O Brasil está sendo sacudido de baixo pra cima, de dentro pra fora. A sensação não é boa. Mas a resultante disso será. É como se um acelerador de partículas determinasse um ritmo avassalador nas mudanças que precisam acontecer. O que estava velado vem à tona, o que era dissimulado se escancara, e, de repente, tudo parece virado do avesso.
A intensidade desse movimento gera confusão e perplexidade. Tensão e angústia. Mas nada disso ocorre sem que haja sentido. Nem uma única folha se desprende da árvore sem que tenha chegado o seu momento.
Não se trata de castigo ou punição. Neste “Enem espiritual”, devemos assumir a condição de aprendizes e prestar mais atenção naquilo que nos convém. Perceber o que está em jogo em cada ação, palavra ou pensamento. Não há neutralidade no universo. O que importa agora é saber de que lado estamos. Nenhum de nós é santo ou livre de erros. A perfeição não é desse mundo. Mas esse mundo é o lugar perfeito para confirmarmos as nossas escolhas. Na verdade, estamos aqui para isso. Portanto, se liga na missão! O momento é agora. Paz e bem.
(André Trigueiro)
O tempo endereça às criaturas o seguinte aviso, em cada alvorecer:
- Certamente, Deus te concederá outros dias e outras oportunidades de trabalho, mas faze agora todo o bem que puderes porque dia igual ao de hoje só terás uma vez.
(Emmanuel)
"Não há lugar para onde correr: as mudanças, quando precisam acontecer, sabem como nos encontrar".
Ana Jácomo
Hoje pela manhã perto do meu trabalho, escutamos muitos fogos e por um grande período. Logo todos ficaram assustados, pois esses fogos correspondem a uma maneira que os olheiros de traficantes usam para avisar que a polícia está chegando. E do jeito que a coisa está, a gente pensa logo o pior.
O melhor é que estávamos enganados, pois os fogos estavam sendo lançados por esses carros que contratamos para surpreender alguém que está fazendo aniversário ou que estamos apaixonados.
Bom, na minha opinião esse tipo de surpresa apenas seria um motivo para acabar com o relacionamento rsrsrs.
Mas ainda bem que os fogos tinham a intenção de presentear alguém. Então, parabéns!!!!
"Simplicidade, a arte de conjugar o verbo SER sem complemento"
Artigo escrito por Mara Gurjão no livro Vida Plena, edição 62, página 26 em 2016.
Brahma Kumaris
A palavra Simplicidade ficou tão difícil de explicar, que a autora ao consultar o termo no Google, encontrou a definição a partir de uma negativa ou oposto.
"Simples - ausência de complicação, ausência de ostentação. O que não é composto"
"São precisos dois anos para aprender a falar e sessenta para aprender a calar."
(Ernest Hemingway)
ORAÇÃO POR MIM
Não sei onde vou,
não descubro a estrada diante de mim,
não sei com certeza onde irá acabar.
Nem eu propriamente me conheço a mim mesmo.
Ainda que eu pense seguir Vossa vontade,
isso não significa que eu o faça.
Creio, todavia, que o desejo que tenho de Vos
agradar, já Vos é agradável.
Espero conservar este desejo
em tudo o que estou para fazer.
Espero que nada farei fora deste desejo.
Sei que se assim fizer,
Vós me guiareis pela estrada certa,
Ainda que eu nem o perceba.
Por isso confiarei sempre em Vós,
mesmo quando me parecer estar perdido
nas sombras da morte.
Não temerei, porque Vós sempre estais comigo,
E não me deixareis enfrentar sozinho o perigo.
Que assim seja.
Quando, finalmente, criou coragem e deixou de dar casa, comida e roupa lavada para a tal dor, ela desapareceu.(Ana Jácomo)
A Natureza ensinando que na vida, conseguimos superar obstáculos e percorrer caminhos difíceis para conseguir o objetivo.
Planta localizada na entrada da minha residência. Muito show.
Onde quer que vc esteja, seja a alma deste lugar...
Discutir não alimenta.
Reclamar não resolve.
Revolta não auxilia.
Desespero não ilumina.
Tristeza não leva a nada.
Lágrima não substitui suor.
Irritação intoxica.
Deserção agrava.
Calúnia responde sempre com o pior.
Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada.
Continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do Tempo, na certeza de que o que não for bom para os outros não será bom para nós...
Pessoas feridas ferem pessoas.
Pessoas curadas curam pessoas.
Pessoas amadas amam pessoas.
Pessoas transformadas transformam pessoas.
Pessoas chatas chateiam pessoas.
Pessoas amarguradas amarguram pessoas.
Pessoas santificadas santificam pessoas.
Quem eu sou interfere diretamente naqueles que estão ao meu redor.
Acorde…
Se cubra de Gratidão, se encha de Amor e recomece…
O que for benção pra sua vida, Deus te entregará, e o que não for, ele te
livrará!
Um dia bonito nem sempre é um dia de sol…
Mas com certeza é um dia de Paz.
Chico Xavier
"O pensamento é uma poderosa força eletromagnética que pode abrir portas ou fechar caminhos."
(De Lucca)
Oração Pelos Filhos
Meu Senhor, quero te louvar e agradecer pela vida dos meus filhos.
Eles representam para mim a manifestação do Teu amor em nosso lar.
É uma grande responsabilidade prepará-los para a vida,
por isso dá-me recursos e sabedoria para saber o melhor.
Que eu possa amá-los, compreendê-los e ensinar-lhes o caminho certo.
Dá-lhes saúde, inteligência, capacidade, amor e Tua proteção.
Que o Teu anjo esteja com eles em cada passo que derem.
Que eu possa ser para eles, o pai/mãe amoroso(a), sincero(a) e amigo(a),
que precisarem em qualquer fase de suas vidas.
Entrego meus filhos em tuas mãos, confiante que serão abençoados em tudo por Ti.
Amém.
Autor desconhecido
Livro muito bom!!!!
O Dr Marcos Fernandes fez um estudo sobre a relação do Homem com os Animais e através de uma pesquisa fantástica, ele conseguiu resumir esse estudo.
Aconteceu comigo mesmo no trabalho rs. Recentemente colocaram máquinas novas nos andares que fornecem café, leite, chá, cappuccino, chocolate e etc.
Algumas bebidas não são cobradas, mas algumas tem o valor de R$ 0,60 e a máquina não dá troco.
No meio do expediente ao chegar perto da máquina de café, verifiquei que no visor acusava um crédito de R$ 0,40. Epa, logo corri para pegar mais R$ 0,20 na minha gaveta e deliciar um cappuccino por R$ 0,20, antes que a pessoa que tivesse direito voltasse para a cena. Apelei para a lei de Gerson e saí da cena do crime o mais rápido possível.
Ao colocar o cappuccino na minha mesa, o telefone tocou e esbarrei no copinho e lá se foi o que foi conseguido sem ética.
Fui naquela de me dar bem, sou esperto e me ferrei rsrs. Realmente o crime não compensa.
Ontem fomos ver a peça do ator Flavio Migliaccio, é boa e vale a pena assistir no Centro Cultural Correios. Essa peça aborda a vida do ator que conversa com Deus sobre a vida.
Ao meu ver, pude notar algumas frustrações na vida do Flávio, e a parte que enfatiza ser ateu e discute sobre algumas ações de Deus.
Admiro muito a vida profissional do Flávio e torço que ele possa desatar os seus nós é encontrar a fé.
Leitores, sugiro assistirem.
4 Ovos
4 Xícaras de Leite
2 Xícaras de Açúcar
1 Xícara de Fubá
1/2 Xícara de Maisena
4 Colheres de queijo parmesão
100 Gramas de coco ralado
2 Colheres de Margarina
1 Colher de fermento
Bater todos os ingredientes no Liquidificador.
Untar a forma com margarina, levar ao forno.
Bom apetite! O meu ficou show.
"Deus é maior do que qualquer coisa, e basta somente uma vela acesa para vencer a mais escura das noites."
Papa Francisco
Estivemos ontem na oficina de mosaico Cosmonauta. Foi uma experiência muito boa, pois tive contato de como é construído esse belíssimo trabalho de mosaico feito com azulejos. Sugiro a todos os leitores visitarem o local, e quem sabe não se animam a fazer um curso com eles.
"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação a felicidade que fizermos para os outros."
Allan Kardec
Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita:
"ISSO TAMBÉM PASSA".
Aí perguntaram para ele o porquê disso.
E ele disse que era para se lembrar que quando estivesse passando por momentos difíceis, poder se lembrar de que eles iriam embora. Que iriam passar. E que ele teria que passar por aquilo por algum motivo.
Mas essa placa também era para lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, não deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis também viriam de novo.
E é exatamente disso que a vida é feita: "MOMENTOS". Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado.
Por algum motivo nunca esquecendo do mais importante: NADA É POR ACASO.
Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.
A vida nem sempre segue o nosso querer, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser."
Chico Xavier
mensagemespírita.com
Reze esse Pai Nosso diferente.
Oração :
*Pai nosso que estas no céu, caminha dentro da minha casa e leva todas as minhas preocupações, enfermidades, temores e protege a minha família, meus amigos, meus vizinhos, meus colegas de trabalho, meus dias, minhas noites. Abençoe minha casa, minha saúde, minhas finanças e tudo o que me rodeia. Provê o alimento e que nunca nos falte tua presença. Peço-te em nome de Jesus. Amém!*
Foi na manhã de 18 de abril de 1857 que, na Galeria D'Orleans, em Paris, França, Allan Kardec levou a público a obra basilar da Doutrina Espírita -- "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" completando hoje então 160 anos de Doutrina Espírita.
No Brasil, 18 de abril é oficialmente declarado "Dia Nacional do Espiritismo", conforme Decreto Lei 291/2007.
Comentário de Sathya Sai Baba, em alusão ao período de transição que estamos atravessando:
"Não há mais maldade, o que há é mais luz, e é sobre isso que falo agora.
Imagine que você tem um quarto, ou uma despensa, onde guarda suas coisas, iluminado por uma lâmpada de 40W. Se trocar para uma lâmpada de 100W, verá desordem e um tipo de sujeira que você nem imaginava que havia no local.
A sociedade está mais iluminada. Isto é o que está acontecendo. E isto faz com que muitas pessoas que leem estas afirmações as
considerem loucura.
Percebeu que hoje em dia as mentiras e ilusões são percebidas cada vez mais rapidamente? Bom, também está mais rápido alcançar o entendimento de Deus e compreender a forma como a vida se organiza.
A nova vibração do planeta tem tornado as pessoas nervosas, depressivas e doentes. Isto porque, para poder receber mais luz, as
pessoas precisam mudar física e mentalmente. Devem organizar seus quartos de despejo, porque sua consciência cada dia receberá mais luz.
E por mais que desejem evitar, precisarão arregaçar as mangas e começar a limpeza, ou terão que viver no meio da sujeira.
Esta mudança provoca dores físicas nos ossos, que os médicos não conseguem resolver, já que não veem uma doença que possa ser
diagnosticada. Dirão que é causado pelo estresse. Porém isto não é real. São apenas emoções negativas acumuladas, medos e angústias, todo o pó e sujeira de anos que agora está sendo visto para ser limpo.
Algumas noites as pessoas acordarão e não conseguirão dormir por algum tempo. Não se preocupem. Leiam um livro, meditem, assistam TV. Não imaginem que algo errado ocorre. Você apenas está assimilando a nova vibração planetária. No dia seguinte seu sono ficará normal, e não sentirá falta de dormir.
Se não entender este processo, pode ser que as dores se tornem mais intensas e você acabe com um diagnóstico de fibromialgia, um nome que a medicina deu para o tipo de dores que não tem causa visível. Para isto não existe tratamento específico – apenas antidepressivos, que farão com que você perca a oportunidade de mudar sua vida.
Uma vez mais, cada um de nós precisa escolher que tipo de realidade deseja experimentar, porém sabendo que desta vez os dramas serão sentidos com mais intensidade; assim como o amor. Quando aumentamos a intensidade da luz, também aumentamos a intensidade da escuridão, o que explica o aumento de violência irracional nos últimos anos.
Estamos vivendo a melhor época da humanidade desde todos os tempos. Seremos testemunhas e agentes da maior transformação de consciência jamais imaginada.
Informe-se, desperte sua vontade de conhecer estas questões. A ciência sabe que algo está acontecendo, você sabe que algo está
acontecendo. Seja um participante ativo. Que estes acontecimentos não o deixem assustado, por não saber do que se trata."
Na fase em que atravessamos, nem 0,01 centavo.....
"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale. "
Barão de Itararé
Recomendo muito a leitura desse livro, não vi o filme ainda e espero que seja fiel ao livro, pois como são mídias diferentes é normal alguns detalhes não serem mostrados no filme.
Inclusive é uma leitura indispensável para quem tem um animal de estimação, e apesar do filme ter como base a teoria reencarnacionista, em momento algum é mencionado uma religião. O que achei fantástico. Outro ponto positivo é que o autor fez muitas consultorias para essa obra, inclusive com uma pessoa que leio atentamente as sugestões, o Cesar Millan.
Boa leitura!
Orai é vigiai.
Se liga na missão.
André Trigueiro (palestra na CEFP - Rio de Janeiro - Tijuca)
"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre;
se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico."
Sêneca
"Dinheiro perdido, nada perdido;
Saúde perdida, muito perdido;
Caráter perdido, tudo perdido."
Provérbio chinês
"Recebi o texto abaixo no grupo do ESDE que participo como se a autoria fosse do Papa, mas fui verificar no Google e parece que é um provérbio Hindu. Mas independente do autor, achei muito bonito.
"Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (...)
A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa".
Segundo a teoria nós aprendemos:
10% quando lemos;
20% quando ouvimos;
30% quando observamos;
50% quando vemos e ouvimos;
70% quando discutimos com outros;
80% quando fazemos;
95% quando ensinamos aos outros.
Willian Glasser
"Não se queixe contra a vida.
Se está sofrendo, lembre-se de que ninguém passa por esta terra isento de dores, da mesma forma que um aluno não pode fazer o seu curso sem submeter-se aos exames no fim de ano.
Prove que está preparado, suportando com paciência e resignação os exames que é submetido.
Tudo o que nos acontece tem a sua razão de ser, e dos males surge sempre um bem."
Carlos Torres Pastorino
"Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa."
Madre Teresa
Talvez a mais rica, forte e profunda experiência da caminhada humana seja a de ter um filho.
Plena de emoções, por vezes angustiante, ser pai ou mãe é provar os limites que constituem o sal e o mel do ato de amar alguém.
Quando nascem, os filhos comovem por sua fragilidade, seus imensos olhos, sua inocência e graça.
Basta vê-los para que o coração se alargue em riso e cor. Um sorriso é capaz de abrir as portas de um paraíso.
Eles chegam à nossa vida com promessas de amor incondicional. Dependem de nosso amor, dos cuidados que temos. E retribuem com gestos que enternecem.
Mas os anos passam e os filhos crescem. Escolhem seus próprios caminhos, parceiros e profissões. Trilham novos rumos, afastam-se da matriz.
O tempo se encarrega da formação de novas famílias. Os netos nascem. Envelhecemos. E então algo começa a mudar.
Os filhos já não têm pelos pais aquela atitude de antes. Parece que agora só os ouvem para fazer críticas, reclamar, apontar falhas.
Já não brilha mais nos olhos deles aquela admiração da infância e isso é uma dor imensa para os pais.
Por mais que disfarcem, todo pai e mãe percebe as mínimas faíscas no olho de um filho.
É quando pais idosos, dizem para si mesmos: Que fiz eu? Por que o encanto acabou? Por que meu filho já não me tem como seu herói particular?
Apenas passaram-se alguns anos e parece que foram esquecidos os cuidados e a sabedoria que antes era referência para tudo na vida.
Aos poucos, a atitude dos filhos se torna cada vez mas impertinente. Praticamente não ouvem mais os conselhos.
A cada dia demonstram mais impaciência. Acham que os pais têm opiniões superadas, antigas.
Pior é quando implicam com as manias, os hábitos antigos, as velhas músicas. E tentam fazer os velhos pais se adaptarem aos novos tempos, aos novos costumes.
Quanto mais envelhecem os pais, mais os filhos assumem o controle. Quando eles estão bem idosos, já não decidem o que querem fazer ou o que desejam comer e beber. Raramente são ouvidos quando tentam fazer algo diferente.
Passeios, comida, roupas, médicos - tudo passa a ser decidido pelos filhos.
E, no entanto, os pais estão apenas idosos. Mas continuam em plena posse da mente. Por que então desrespeitá-los?
Por que tratá-los como se fossem inúteis ou crianças sem discernimento?
Sim, é o que a maioria dos filhos faz. Dá ordens aos pais, trata-os como se não tivessem opinião ou capacidade de decisão.
E, no entanto, no fundo daqueles olhos cercados de rugas, há tanto amor. Naquelas mãos trêmulas, há sempre um gesto que abençoa, acaricia.
* * *
A cada dia que nasce, lembre-se, está mais perto o dia da separação. Um dia, o velho pai já não estará aqui.
O cheiro familiar da mãe estará ausente. As roupas favoritas para sempre dobradas sobre a cama, os chinelos em um canto qualquer da casa.
Então, valorize o tempo de agora com os pais idosos. Paciência com eles quando se recusam a tomar os remédios, quando falam interminavelmente sobre doenças, quando se queixam de tudo.
Abrace-os apenas, enxugue as lágrimas deles, ouça as histórias (mesmo que sejam repetidas) e dê-lhes atenção, afeto...
Acredite: dentro daquele velho coração brotarão todas as flores da esperança e da alegria.
Redação do Momento Espírita.
"Sobre os felizes"
Existem pessoas admiráveis andando em passos firmes sobre a face da Terra. Grandes homens, grandes mulheres, sujeitos exemplares que superam toda desesperança. Tenho a sorte de conhecer vários deles, de ter muitos como amigos e costumo observar suas ações com dedicada atenção. Tento compreender como conseguem levar a vida de maneira tão superior à maioria, busco onde está o mistério, tento ler seus gestos e aprendo muito com eles.
De tanto observar, consegui descobrir alguns pontos em comum entre todos e o que mais me impressiona é que são felizes. A felicidade, essa meta por vezes impossível, é parte deles, está intrínseco. Vivem um dia após o outro desfrutando de uma alegria genuína, leve, discreta, plantada na alma como uma árvore de raízes que força nenhuma consegue arrancar.
Dos felizes que conheço, nenhum leva uma vida perfeita. Não são famosos. Nenhum é milionário, alguns vivem com muito pouco, inclusive. Nenhum tem saúde impecável, ou uma família sem problemas. Todos enfrentam e enfrentaram dissabores de várias ordens. Mas continuam discretamente felizes.
O primeiro hábito que eles tem em comum é a generosidade. Mais que isso: eles tem prazer em ajudar, dividir, doar. Ajudam com um sorriso imenso no rosto, com desejo verdadeiro e sentem-se bem o suficiente para nunca relembrar ou cobrar o que foi feito e jamais pedir algo em troca.
Os felizes costumam oferecer ajuda antes que se peça. Ficam inquietos com a dor do outro, querem colaborar de alguma maneira. São sensíveis e identificam as necessidades alheias mesmo antes de receber qualquer pedido. Os felizes, sobretudo, doam o próprio tempo, suas horas de vida, às vezes dividem o que tem, mesmo quando é muito pouco.
Eu também observo os infelizes e já fiz a contraprova: eles costumam ser egoístas. Negam qualquer pequeno favor. Reagem com irritação ao mínimo pedido. Quando fazem, não perdem a oportunidade de relembrar, quase cobram medalhas e passam o recibo. Não gostam de ter a rotina perturbada por solicitações dos outros. Se fazem uma bondade qualquer, calculam o benefício próprio e seguem assim, infelizes. Cada vez mais.
O segundo hábito notável dos felizes é a capacidade de explodir de alegria com o êxito dos outros. Os felizes vibram tanto com o sorriso alheio que parece um contágio. Eles costumam dizer: estou tão contente como se fosse comigo. Talvez seja um segredo de felicidade, até porque os infelizes fazem o contrário. Tratam rapidamente de encontrar um defeito no júbilo do outro, ou de ignorar a boa nova que acabaram de ouvir. E seguem infelizes.
O terceiro hábito dos felizes é saber aceitar. Principalmente aceitar o outro, com todas as suas imperfeições. Sabem ouvir sem julgar. Sabem opinar sem diminuir e sabem a hora de calar. Sobretudo, sabem rir do jeito de ser de seus amigos. Sorrir é uma forma sublime de dizer: amo você e todas as suas pequenas loucuras.
Escrevo essa crônica, grato e emocionado, relembrando o rosto dos homens e mulheres sublimes que passaram e que estão na minha vida, entoando seus nomes com a devoção de quem reza. Ainda não sou um dos felizes, mas sigo tentando. Sigo buscando aprender com eles a acender a luz genuína e perene de alegria na alma. Sigamos os felizes, pois eles sabem o caminho...
(Autor: Socorro Acioli - Escritora, 15/09/2015)
Num centro espírita famoso e muito frequentado, senhor Raimundo estava iniciando os trabalhos de desobsessão. Seu Raimundo, como bom doutrinador espírita há mais de 30 anos, fez uma prece de abertura e pediu a Jesus que ajudasse a libertar todos os irmãos que viessem a sala de desobsessão do sofrimento que atravessavam.
Raimundo viu o médium incorporar um espírito que dizia estar no umbral, sofrendo muito por conta da raiva e mágoa que sentia de um desafeto. Senhor Raimundo iniciou então os procedimentos da desobsessão clássica e disse que o espírito deveria perdoar o desafeto, pois a lei do amor é a nossa salvação.
O espírito incorporado, com olhar penetrante, disse:
– E porque devo confiar em você?
– Ora meu irmãozinho – disse Seu Raimundo – Estamos aqui num centro espírita, onde os ensinamentos de Jesus são praticados. Nós aqui ajudamos todos os espíritos sofredores e necessitados.
– E você também ajuda a si mesmo, ou só pensa em ajudar os outros? Perguntou o espírito. Seu Raimundo ficou surpreso com pergunta, mas como doutrinador experiente sabia que não podia cair nas artimanhas dos obsessores, e disse:
– Irmão… não estamos aqui para falar de mim. Você está no umbral e precisa de ajuda. Você não quer sair do umbral?
– Sim, eu quero. – disse o obsessor – Eu só fico me perguntando como existem tantas pessoas vivendo no nível ou no estado umbralino e não percebem, mesmo estando encarnados. Pois afinal, como o senhor mesmo ensina em suas palestras aqui no centro, o umbral é um estado de consciência e não um lugar ou espaço físico. Alguns espíritos vivem no umbral porque não conseguem se desprender da raiva e mágoa que sentem de um desafeto. Mas o senhor, seu Raimundo, perdoa todas as pessoas? Não sente também raiva e mágoa de alguém?
Senhor Raimundo estava ficando irritado com o obsessor. Estava pensando numa resposta, mas o espírito completou:
– Não é verdade que o senhor também sente raiva e mágoa da sua ex-esposa, que te traiu com um dos seus amigos há aproximadamente 10 anos? Não é verdade que até hoje você não consegue perdoa-los?
Senhor Raimundo ficou assustado com aquelas colocações. “Como o espírito poderia saber disso?” pensou. Começou a sentir raiva do obsessor, e não muito confiante, disse:
– Não vou entrar na sua cilada. Você como obsessor experiente deve atacar as pessoas em seus pontos fracos. Portanto, saiba que…
– Eu sou um obsessor, senhor Raimundo? – perguntou o espírito interrompendo seu Raimundo. – Eu me pergunto se todos nós não somos um pouco obsessores das pessoas que dizemos amar, mas que no fundo as tentamos controlar e ganhar seu afeto a força. Não é verdade que você tem sido quase um obsessor da sua filha adolescente? Quantas vezes por dia você liga pra ela perguntando onde ela está? Quantas vezes você proibiu os namoros dela? Quantas vezes você tolheu a liberdade da sua menina por conta dos próprios medos e incertezas que guarda em seu íntimo? Você pode estar sendo um grande obsessor encarnado dela e nem perceber…
Seu Raimundo ficou atônito com aquelas revelações. Aquele espírito parecia saber tudo a seu respeito, e estava ali desnudando seus defeitos um a um. Seu Raimundo ainda não queria dar o braço a torcer e ficou com mais raiva. Resolveu fazer uma oração, dizendo:
– Senhor Jesus, peço que sua equipe conduza esse irmãozinho perturbado a um local de tratamento no plano espiritual. O espírito disse:
– Por que me chamas de irmãozinho, se nesse momento você quer, na verdade, pular no meu pescoço? De que adianta fazer uma oração a Jesus com toda essa raiva que quase transborda de você? Não, Jesus não vai te atender nesse momento… Você precisa, Seu Raimundo, parar de fugir dos seus problemas e emoções, olhar para as impurezas do seu ser, e parar de achar que é o outro sempre o sofredor e você é o “salvador”. Na verdade, todos nós precisamos de ajuda, todos somos sofredores em maior ou menor grau. E orientar o outro a praticar aquilo que nós mesmos não realizamos em nossa vida é, nada mais nada menos, do que hipocrisia. É da hipocrisia que o ser humano precisa se libertar… Ensinar aquilo que pratica, ou apenas praticar, sem precisar orientar os outros a fazer aquilo que nós mesmos não fazemos. Quando se vive a vida espiritual, nem precisamos ficar ensinando-a a outros, nossos atos já demonstram os princípios que desejamos transmitir…
Seu Raimundo sentiu uma imensa vontade de chorar e desabou em prantos… O espírito incorporado veio falar com ele. Colocou as mãos em seu ombro e disse:
– Calma meu irmão. Você precisava dessa terapia de choque para poder enxergar a si mesmo e parar de ver os defeitos apenas nos outros. Precisava também parar de se ver como o “salvador” e os outros como “sofredores”, pois isso nada mais é do que uma forma de orgulho e soberba; é uma forma de se sentir superior e de ver os outros como inferiores. Chore, coloque tudo isso que você sente para fora, faça uma revisão desses pontos que eu te apresentei, e a partir de agora você poderá se tornar um verdadeiro ser humano, renovado, e pronto para ajudar ao próximo, realizando a verdadeira caridade… E dessa vez, sem hipocrisia.
Seu Raimundo, após alguns minutos de choro intenso, olhou para o espírito e perguntou:
– Quem é você?
O espírito olhou para seu Raimundo com todo o amor e carinho e disse:
– Meu filho, você não pediu a Jesus, em sua prece de abertura dos trabalhos, que libertasse os espíritos dessa sala do sofrimento? Então meu filho, Jesus me pediu que viesse aqui e mostrasse tudo isso a você, para que você pudesse ver a si mesmo, saísse do “umbral” de sua mente, e se libertasse de tudo aquilo que te causa sofrimento. Sou um enviado de Jesus, e a partir de agora, você será um novo homem…
Seu Raimundo chorou ainda mais. Agradeceu imensamente a Deus e a Jesus aquela sagrada lição de autoconhecimento… Depois desse episódio, tornou-se uma pessoa muito melhor…
Autor: Hugo Lapa
Telefone usado por Hitler para crimes de guerra é leiloado por US$ 243 mil
Fonte: Jornal O Globo
Notícia triste, em um mundo com tanta gente passando fome....
Momento de crise é momento de um passo adiante. Retroceder, rebelar ou estacionar, nunca. A crise pede avanço. E se a crise chegou para cada um de nós, é hora de levantar, mudar e seguir em frente na construção de um novo tempo de amor e paz.
(Bezerra de Menezes)
"Ser feliz é encontrar força no perdão,
esperanças nas batalhas,
segurança no palco do medo,
amor nos desencontros.
É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida."
(Fernando Pessoa)
Achei esse texto irretocável!
" *O valioso tempo dos maduros* ", _de Mário de Andrade:_
“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo
que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis,
para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, quero caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!"
*Mário de Andrade*
_Para nós que ja temos mais passado que futuro, adoro reler este texto_
"Se a semente não suportasse a terra que a asfixia, não teríamos a germinação promissora. "
(Chico Xavier)
Hoje pela manhã ao caminhar para o meu trabalho, encontrei um senhor se apoiando em uma árvore, com todo o jeito que estava passando muito mal.
Me aproximei dele, com um colega e indagamos o que estava acontecendo. Esse senhor negou que estava passando mal, mas tudo indicava que ele iria desmaiar a qualquer momento.
Esse meu colega insistiu e o levamos para um botequim, onde ele sentou. Enquanto o meu colega foi pegar um cafezinho e um sanduíche, eu fiquei conversando com esse senhor.
Ele me contou que está desempregado há 3 meses, e estava vindo a pé do bairro Méier até a Tijuca, onde iria para uma entrevista para conseguir um emprego. Mencionou que trabalhava na portaria de um prédio, e devido à inadimplência dos moradores com a cobrança do condomínio, a síndica mandou todos os empregados embora.
Esse senhor ao questionar sobre os direitos trabalhistas, a síndica disse que ele que procurasse o que teria direito, pois o prédio nem CNPJ tem....
Que pessoas são essas que utilizam dá covardia. Esse senhor mencionou em até em se matar. Conversei com ele sobre o assunto, e mencionei sobre a fé que deve ter em Deus.
Peço a Deus e aos espíritos bons que possam o ajudar. Assim seja.
Solidários, seremos união.
Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.
(Bezerra de Menezes)