domingo, 16 de novembro de 2014

Divergente

Neste final de semana revi um filme que achei muito interessante, é uma febre entre os adolescentes e fui apresentado a ele pelas minhas filhas.

Ao assistir esse filme, conseguimos fazer uma analogia entre a história apresentada e a nossa sociedade. Inclusive não seria apenas no tempo atual, acho que desde a formação do mundo a obrigatoriedade de você pertencer a um grupo de pessoas com determinado padrão, é uma lei imposta pelos Homens...

A ideia macro do filme é que todos devemos pertencer a um grupo. Esses grupos estariam divididos em: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Quem não pertencer a grupo algum é denominado sem facção, ou melhor excluído, marginalizado. E os que apresentam mais de uma característica, que possam pertencer a vários grupos são denominados Divergentes. Acredito que os Divergentes são também discriminados, por apresentar uma certa ameaça a liderança a todas as facções..

Se pensarmos bem, a nossa sociedade é assim também. Precisamos seguir alguns protocolos, senão somos os diferentes que com certeza são vistos com maus olhos. E se temos algum destaque que ofereça perigo a algum grupo, logo nos tornamos uma ameaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário